Um lugar onde a maioria dos filhos não têm o pai na certidão de nascimento.

Um lugar onde a maioria dos filhos não têm o pai na certidão de nascimento.

Hoje quero falar de uma viagem que fiz a Rondônia. Adorei o desafio de falar sobre paternidade, família, maternidade, sentimentos, afeto. Fui com peito aberto e voltei muito preocupado e feliz ao mesmo tempo.

Segundo indicadores locais, a Região Norte do país tem um percentual muito grande de “homens” que não assinaram a certidão de nascimento dos filhos. Pausa para um suspiro! Esse dado nos deixa sem palavras. Se o cara nem assinou algo básico nem preciso falar de cuidados. Um absurdo. Triste, nojento… Uma criança que não vai ter um pai presente pelo menos de corpo presente, como vemos muito por aí. Vai ter, simbolicamente, um branco na carteira de identidade e um um branco real na vida. Sem expectativas de o homem se arrepender e virar pai.

Uma das pessoas com quem conversei, certa vez, foi mesária nas eleições. E, ao conferir os documentos, ela foi tomando uma pancada após a outra. Quase 100% da sua seção era formada por pessoas com documentos assinados somente pelas mães. Com certeza, guerreiras que abriram mão de viver as coisas particulares, passearem, curtirem com as amigas, para se dedicarem 1000% aos filhos, pois a tal “figura” fugiu. Como o mundo precisa mudar!!!!

É um assunto que mistura abandono, sobrecarga da mulher, revolta. Mas vi muitas coisas que nos fazem sentir esperança! Por exemplo, um Espaço Família neutro no aeroporto de Porto Velho, um espaço lindão para trocar fraldas no shopping… Indicativos de que as coisas estão mudando, mesmo com esse cenário duro.

Para fechar o texto, preciso falar das pessoas que conheci em Rondônia. Povo gentil, acolhedor, pais e mães emocionados, mostrando as fotos dos filhos após o evento, casos lindos e engraçados. Que mix de sentimentos opostos!

Que estas pessoas sejam os vetores da mudança naquela linda região.

Obrigado, Rondônia! É com vocês!

 

O post: “Um lugar onde a maioria dos filhos não têm o pai na certidão de nascimento” apareceu primeiro no portal Canguru Online.

Summary
Um lugar onde a maioria dos filhos não têm o pai na certidão de nascimento
Article Name
Um lugar onde a maioria dos filhos não têm o pai na certidão de nascimento
Description
Recentemente, tive a oportunidade de participar de um evento em Rondônia. Fiquei feliz de poder falar sobre paternidade, família, maternidade, sentimentos e fato. Mas fiquei preocupado com um fato alarmante: na região norte do país há um altíssimo percentual de homens que não assinam a certidão de nascimento dos seus filhos.
Author
Publisher Name
Pai Tem Que Fazer de Tudo
Publisher Logo
The following two tabs change content below.
Bruno M. Santiago

Bruno M. Santiago

Sou o Bruno, apaixonado pela esposa, Tereza, enlouquecido pela oportunidade de ser pai do Samuca. Com este sentimento inexplicável, decidi criar uma rede formada por PAIS.
Bruno M. Santiago

Latest posts by Bruno M. Santiago (see all)

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This