Que tal aproveitar as férias em casa para fazer o desfralde do seu filho?

Que tal aproveitar as férias em casa para fazer o desfralde do seu filho?

Hoje vou dar dicas para os papais e mamães que ficarão em casa com filhos durante as férias de julho e que perceberam que chegou o momento do desfralde.

Já tinha dado esta dica aqui, mas sem muitos detalhes, pois estava com o processo em andamento lá em casa. Agora, o Samuca já faz xixi e cocô no vaso. É muita felicidade, mas é preciso ter foco e muita paciência! Vamos lá!

Especialmente lá em casa, o xixi foi “menos difícil”. Lembro que foi nas minhas férias de janeiro de 2016. Passei parte do tempo em casa e cortei a fralda. Pode ser que a criança tenha resistência. Então, nos primeiros dias do desfralde, coloque a cueca/calcinha por cima da fralda. Faça gracinhas! Compre com personagens, para ficar mais divertido! Com tudo certo (só não demore), corte a fralda e tenha jogo de cintura para a criança aceitar a nova vestimenta sem a fralda. Mas não desista! Não tenha medo se a criança chorar. Faça um esforço, pois é para o crescimento dela. Compre muitas cuecas/calcinhas, será necessário. Explico já!

Usamos um penico de vaquinha bem seguro e já mostramos pra ele. Xixi é aqui! Converse com o seu filho sobre a mudança. Pergunte “quer fazer pipi?” ou, quando perceber a vontade de fazer xixi, pegue o pequeno com carinho e o leve ao banheiro mesmo se já tiver começado a fazer. Observe o comportamento, por isso, é importante ficar mais em casa.

Claro, pode passear, mas arrisque ir sem fralda. Só em casos do cocô que assumo que colocávamos a fralda quando já sentia o cheirinho ou ele falava, mesmo não sendo muito recomendado, pois a criança pode ficar confusa. Mas decidimos arriscar e ir com calma.

Lá em cima falei em comprar muitas peças. Encaixo o comportamento “paciência” nesta etapa! Vai ter muito xixi no chão ou cocô. Cuidado com suas reações. Não se preocupe com a casa e sim com o seu filho. O desfralde tem que ser natural e dizer que xixi é no penico. Esse ciclo vai ter muitas peças sujas. Ressalto que cada criança é de um jeito. Não existe uma receita de bolo.

Ah, é essencial repassar o padrão para a escola e a família após o fim das férias; caso contrário, toda a conquista é perdida. Se é no penico… é no penico. OK?

No final das nossas férias, o xixi já estava OK, mas o cocô não conseguimos: só com a fralda. Eu e Tereza conversamos e decidimos esperar as férias de janeiro de 2017 para fazer o desfralde com o número 2. Graças a Deus, deu certo! Depois conto como conseguimos!

Isso aí! Até mais!

 

O artigo: “Que tal aproveitar as férias em casa para fazer o desfralde do seu filho?” foi publicado originalmente no portal Canguru Online.

Créditos da imagem: stockimage

Summary
Que tal aproveitar as férias em casa para fazer o desfralde do seu filho?
Article Name
Que tal aproveitar as férias em casa para fazer o desfralde do seu filho?
Description
Fazer o desfralde do seu filho é um processo lento e que exige paciência. Veja aqui algumas dicas para aproveitar o seu tempo de férias em casa para fazer o desfralde do seu filho.
Author
Publisher Name
Pai tem que fazer de tudo
Publisher Logo
The following two tabs change content below.
Bruno M. Santiago

Bruno M. Santiago

Sou o Bruno, apaixonado pela esposa, Tereza, enlouquecido pela oportunidade de ser pai do Samuca. Com este sentimento inexplicável, decidi criar uma rede formada por PAIS.
Bruno M. Santiago

Latest posts by Bruno M. Santiago (see all)

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This