Hora do cocô: 7 dicas para fazer o desfralde do seu pequeno

Hora do cocô: 7 dicas para fazer o desfralde do seu pequeno

Este texto é para concluir um post recente em que falei sobre o desfralde nas férias. Agora, vou dar dicas sobre o cocô. Um processo que lá em casa teve sucesso após um ano do xixi.

As minhas dicas são continuidade, carinho e persistência. Ainda mais forte do que o número 1. Não adianta achar que vai como toque de mágica. Lá em casa, o Samuel tinha medo do buraco do vaso, mesmo com o redutor. Passava o dia nervoso e agitado, pois queria fazer e nós éramos firmes em dizer que a fralda tinha acabado. Mas, nem sempre foi assim. A família, pelo carinho mesmo, acabava colocando a fralda para ele fazer e se aliviar. Eu e a Tereza deixávamos pelos menos um dia naquela agonia, sem ceder fácil. Combinamos um limite para ele não ficar com intestino preso. Ah, o xixi, ele já fazia no vaso.

Depois do primeiro cocô no vaso, embalamos. Ele foi perdendo o medo e as coisas ficaram naturais. O número 2 deixou de ser um drama para algo prazeroso (alívio). E é muito emocionante, pois está ligado ao crescimento do Samuca e cabe os pais conversarem e definirem um padrão para repassar à escola e família para a criança não ficar confusa ou de certa forma não manipular o processo (“Basta chorar que eu consigo a fralda de volta”).

DICAS QUE NOS AJUDARAM:

  • Comece no penico ou compre um redutor do vaso.
  • Se optarem pelo redutor, não se esqueçam de colocar um apoio para os pés. Tudo para se evitar hemorróidas. Dica da dra. Filó durante uma palestra que assisti no Seminário de Mães.
  • Paciência se a criança fizer na roupa ou no chão. Não transforme o processo em terror. Seu filho é mais importante que a casa.
  • Não tenha nojo, ou melhor, use algo para tampar o nariz. Eu nunca tive problema.
  • Sente-se no chão para ficar ali perto, conte histórias. Muitas vezes ele vai pedir e gritar para sair. Tente segurar a onda.
  • Por isso que falo que as férias são o melhor momento para fazer o desfralde, porque é quando conseguimos ficar mais tempo em casa.
  • Última dica, eu prefiro limpar com lenço umedecido. O papel higiênico meio que machuca.

Hoje, o Samuca já vai sozinho ao banheiro. É coisa mais linda esta independência. “Papai! Mamãe! É hora de limpar o bumbum.”

Boa jornada!

 

O artigo: “Hora do cocô: 7 dicas para fazer o desfralde do seu pequeno” foi publicado originalmente no portal Canguru Online.

Summary
Hora do cocô: 7 dicas para fazer o desfralde do seu pequeno
Article Name
Hora do cocô: 7 dicas para fazer o desfralde do seu pequeno
Description
Continuidade, carinho e persistência. O ciclo de desfralde pode ser bem trabalhoso, principalmente por causa do cocô. Veja aqui 7 dicas para ajudar no desfralde de cocô.
Author
Publisher Name
Pai tem que fazer de tudo
Publisher Logo
The following two tabs change content below.
Bruno M. Santiago

Bruno M. Santiago

Sou o Bruno, apaixonado pela esposa, Tereza, enlouquecido pela oportunidade de ser pai do Samuca. Com este sentimento inexplicável, decidi criar uma rede formada por PAIS.
Bruno M. Santiago

Latest posts by Bruno M. Santiago (see all)

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This